terça-feira, 9 de junho de 2009

I Fórum da Cidadania de Guaratinguetá.

Dia 22 de abril aconteceu na Câmara Municipal de Guaratinguetá o seu I Fórum da Cidadania. Foi uma noite de grandes manifestações e que fundou um momento importante na cidadania de nossa cidade, segundo a vontade de todos que estavam lá se criou um espaço permanente de discussão suprapartidário e disposta a acolher qualquer instituição da sociedade organizada, além de todos os interessados.
Três eram os pontos selecionados para a discussão no I Fórum: a cidadania na história do Brasil, apresentada pelo professor Carlos Marcondes; a cidadania e os movimentos sociais, apresentadas por Márcio Cruz, secretário de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do diretório estadual do PT e; a cidadania e o movimento Negro, apresentado por Fabrício Camilo, representante do Movimento Negro de São José dos Campos.
As apresentações iniciais foram inspiradoras para o debate que se seguiu, mediado pelo Dr. João Carlos, presidente do diretório municipal do PT, e a tribuna foi usada por muitos dos presentes. Alguns temas dominaram o debate: primeiro a alteração do regimento interno da Câmara dos Vereadores de Guaratinguetá que restringiu o uso da palavra na tribuna popular durante as sessões do legislativo municipal, depois de muitas reivindicações o Fórum de Cidadania tirou como moção o pedido para que seja revista essa alteração; o segundo momento do debate aberto foi o apoio aos movimentos sociais de nossa cidade, em especial do núcleo do projeto Educafro em nossa cidade, os alunos e coordenadores do prévestibular comunitário marcaram presença no Fórum e.; finalmente, no fim da noite a questão de gênero dominou a tribuna, com emocionantes falas das mulheres da assembléia.
Foi uma noite incrível, e temos que apoiar os próximos Fóruns de Cidadania, com nossa presença e levando pelo menos mais uma pessoa, precisamos nos tornar multiplicadores deste sentimento cidadão. Feliz foram os organizadores deste primeiro encontro, representados aqui pelo Dr. João Carlos, e os vereadores que acolheram esta iniciativa, Nei Carteiro, Décio Pereira, Silvio Reis e Georges Nicolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário