sábado, 17 de abril de 2010

DATAFOLHA OU DATAFRAUDE?

Ano de eleição sempre têm a expectativa popular pelas anunciadas pesquisas de intenção de voto. Segundo dizem alguns cientistas políticos e estatísticos as pesquisas mostram a real situação do período em que é feita. Então, muitas pessoas aguardam a divulgação das pesquisas pelas redes nacionais de televisão e pelos grandes jornais. De tempos em tempos esses veículos dos Barões da Mídia fazem um grande estardalhaço para divulgarem as pesquisas. No entanto, o que pouco se sabe é que esses grandes veículos de comunicação não divulgam todas as pesquisas eleitorais feitas, ou pelo menos não divulga todas as pesquisas eleitorais feitas em nível nacional.
Fazer uma pesquisa de intenção de voto não é uma coisa barata. E, ainda por cima, é uma ação altamente regulamentada pelos tribunais eleitorais. Portanto, poucos institutos de pesquisa conseguem promover uma ação continuada de pesquisas eleitorais. Neste ano, 4 institutos de pesquisa vêm publicando periodicamente pesquisas eleitorais: o IBOPE (vinculado a Rede Globo de Televisão) cujo presidente abertamente faz campanha pela eleição do candidato do PSDB, José Serra; o DATAFOLHA, que está vinculado, também, com a candidatura José Serra, do PSDB; o VOX POPULI, que tem na Rede Bandeirantes seu porta-voz; e o SENSUS, que há anos vem mostrando seus resultados.
Sobre as pesquisas, deste ano, eu tenho a cada levantamento divulgado pelo DATAFOLHA me assustado cada vez mais. Os números deste instituto estão a cada nova pesquisa muito distanciado dos números divulgados pelos outros três institutos citados no parágrafo acima. Hoje, ao me deparar com uma nova pesquisa DATAFOLHA, fiz questão de ir buscar os números das últimas pesquisas dos outros institutos para poder fazer um quadro comparativo, e é esse quadro que quero mostrar abaixo.
O levantamento DATAFOLHA, divulgado hoje, apresenta o seguinte resultado, em pesquisa não espontânea, realizada nos dias 15 e 16 de abril:
José Serra, PSDB – 38% das intenções de voto;
Dilma Rousseff, PT – 28% das intenções de voto;
Marina Silva, PV – 10% das intenções de voto e
Ciro Gomes, PSB – 9% das intenções de voto.
Tudo estaria muito bem, caso os outros institutos não apresentassem números tão distintos, em especial, na diferença entre José Serra e Dilma Rousseff.
O Instituto SENSUS, divulgou pesquisa de intenção de voto, realizada entre os dias 5 e 9 de abril, apresentando o seguinte resultado, em levantamento não espontâneo:
José Serra, PSDB – 32,7% das intenções de voto;
Dilma Rousseff, PT – 32,4% das intenções de voto;
Ciro Gomes, PSB – 10,1% das intenções de voto e
Marina Silva, PV – 8,1% das intenções de voto.
Em pesquisa divulgada pelo instituto VOX POPULI, realizada nos dias 30 e 31 de março, as intenções de voto em levantamento não espontâneo, o resultado foi o seguinte:
José Serra, PSDB – 34% das intenções de voto;
Dilma Rousseff, PT – 31% das intenções de voto;
Ciro Gomes, PSB – 10% das intenções de voto e
Marina Silva, PV – 5% das intenções de voto.
Por fim, quero compartilhar com vocês, o resultado do último levantamento do IBOPE, feito entre os dias 6 e 10 de março, em levantamento não espontâneo, onde o resultado foi:
José Serra, PSDB – 35% das intenções de voto;
Dilma Rousseff, PT – 30% das intenções de voto;
Ciro Gomes, PSB – 11% das intenções de voto e
Marina Silva, PV – 6% das intenções de voto.
O que eu quero mostrar com isso, enquanto o DATAFOLHA indica uma diferença entre os dois primeiros colocados, Serra e Dilma, de 10 pontos percentuais, os outros institutos apresentam no máximo uma diferença de 5 pontos percentuais, em pesquisa do IBOPE, realizada a mais de um mês atrás. Enquanto o VOX POPULI e o SENSUS, em pesquisas recentes, apontam, respectivamente, uma diferença de 3 pontos percentuais e 0,3 pontos percentuais.
Algo está errado no DATAFOLHA. Ou os responsáveis e a metodologia do instituto são ineficazes ou são desonestos. Porque os seus números não batem. Dá margem a especulação, de que seus números estão a serviço de um dos lados postos na corrida eleitoral de outubro de 2010.
As pesquisas eleitorais neste período pré-eleitoral são importantíssimas para o financiamento de campanha. Os empresários olham os levantamentos antes de repassarem recursos para os candidatos e partidos. Portanto, é fundamental, para a candidatura de Serra, que vêm despencando nas pesquisas, que o apontavam com quase 50% das intenções de voto, no ano passado, com uma diferença de 20 pontos percentuais para qualquer outra candidatura, e agora amarga a rápida aproximação da candidatura petista, da ex-ministra Dilma.
Além disso, durante a campanha, as pesquisas são importantes na medida em que muitos dos eleitores indecisos votam de acordo com os números das pesquisas, com o errôneo conceito do voto útil. Conceito que eu refuto e considero uma aberração à democracia, já que voto útil para mim é aquele que me deixa com a consciência de dever cumprido, voto no candidato que eu considero o mais bem preparado, com melhor projeto.
Espero que tenha esclarecido a minha intenção em postar este texto, na medida em que não me interessa apenas divulgar os últimos resultados das pesquisas eleitorais para presidência. Antes de encerrar, gostaria de esclarecer que quando cito que um levantamento não é espontâneo é porque o pesquisador que vai as ruas para entrevistar os eleitores apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados. Quando uma pesquisa é não espontânea, o entrevistador não explicita os candidatos, cabendo ao entrevistado espontaneamente citar o seu candidato preferido. Par a pesquisa DATAFOLHA, em levantamento espontâneo, feito junto com o divulgado acima, a candidata do PT, Dilma Rousseff, já aparece à frente do candidato do PSDB, José Serra, mas esses dados não são interessantes para o DATAFOLHA divulgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário