quinta-feira, 25 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES DE 2010.


A Política está distinta da Sociedade e da Economia? Não, é impossível separarmos esses aspectos da vida, tudo está interligado, imbricado. A nossa sociedade passa por uma nova fase da Globalização que vem sucedendo as primeiras revoluções industriais e até mesmo a revolução da informática (ou 3ª revolução industrial), que a Revolução das Mídias Sociais. Nossas relações com as outras pessoas, com o Estado e com as Empresas, estão cada vez mais pautadas nas relações virtuais. E a Política caminha cada vez para esse patamar de comunicação também.
Pesquisado Instituto DataSenado de setembro de 2009 perguntou aas pessoas o seguinte: “Qual meio de comunicação você mais usa para se informar sobre política?”
A Televisão ainda prevalece no Brasil, com 67% das respostas, a Internet aparece em segundo lugar com 19% das respostas, mas com tendência de crescimento a cada ano.

A segunda pergunta foi à seguinte: “Qual a importância da Internet nas eleições de 2010?”

59% das pessoas responderam que é ALTA, 32% MÉDIA e 9% BAIXA.

O Instituto Vox Populi perguntou algo semelhante aos eleitores usuários de Internet, 36% usam a rede mundial de computadores para se informarem sobre política.
Todos esses dados só nos mostram o quão importante será o uso da Internet e das Redes Sociais nestas eleições e nas próximas. Para 2010, a mobilização e a inserção dos eleitores nos debates de programas políticos se darão em larga escala pelas Redes Sociais, como Twitter, Orkut, Facebook, Blogs, entre outras. Teremos, também, uma disputa entre o Web Marketing oficial, dos partidos e candidatos e a presença digital dos militantes, que ocupam as redes desde a pré-campanha. Superior Tribunal Eleitoral e a Câmara dos Deputados promoveram a liberação da Internet durante a campanha eleitoral, para divulgar propostas, pedir votos e até arrecadar fundos para a campanha. Novidades essas, que foram fundamentais na eleição do Presidente Barack Obama, dos EUA, no ano de 2008, que vem influenciando muito os políticos e partidos e no Brasil para 2010.
Internet é hoje uma plataforma que permite o debate democrático entre os seus “freqüentadores”, e a Presença Digital passou a ser indispensável para os pretendes a ocupar os cargos eletivos a partir de 2011. O Twitter é, com certeza, a rede social que mais atrai os políticos no Brasil, a boa utilização das redes, por esse grupo, acontece quando eles conseguem criar um canal de diálogo com os outros membros da rede, quando passam a responder os RTs e DMs, do Twitter, por exemplo, interagindo com as pessoas e participando do dia-a-dia da rede.
As várias Redes Sociais existentes podem ter funcionalidades específicas para as eleições de 2010, o Orkut pode ser usado para campanhas específicas e temáticas, já o Twitter é excelente para compartilhar notícias e idéias, já os Blogs, são ótimos para se apresentar propostas e programas.
Hoje é indispensável para o sucesso nas urnas essa inserção digital, cada pessoa dentro de suas redes multiplica a inserção de seus candidatos no eleitorado, assim como todas as mídias tem de ser usadas com cautela, no entanto, se bem usadas são uma ferramenta poderosa de campanha.





3 comentários:

  1. Nas últimas reuniões e atividades tenho insistido na importância do uso da internet e nas redes sociais nessa eleição de 2010. Com base em algumas leituras e no que tenho observado na navegando na rede.

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  2. Eu concordo que a NET vai comtribuir mto, mas a massa ainda da valor no MANO A MANO... a rede vai atrair sim mas ir na rua e conversar com o seu eleitor ainda é essencial.. será q com os orkuts twitters blogss e etc os politicos n vao se acomodar?...

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  3. Em nenhum momento usar a Internet e as Redes Sociais exclui as atividades presenciais de campanha. O que acontece é que mtas pessoas hj estão procurando a internet como meio de informação sobre política, fato que deve ser levado em conta. A campanha de rua vem cada vez mais perdendo força, é uma campanha de alto custo, e fazia a diferença quando se podia andar distribuindo brindes belos bairros, agora o debate é de idéias e a internet favorece esse caminho. Ainda teremos mto corre-corre de candidatos e militantes pelas ruas, mas boa parcela dos eleitores, mesmo encontrado os candidatos nas ruas, vai decidir seu voto na rede mundial de computadores, onde ele vai encontrar todas as informações e opiniões obre o determinado candidato e partido. Seja elas boas ou ruins. Por isso a necessidade da presença virtual.

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