
A Política está distinta da Sociedade e da Economia? Não, é impossível separarmos esses aspectos da vida, tudo está interligado, imbricado. A nossa sociedade passa por uma nova fase da Globalização que vem sucedendo as primeiras revoluções industriais e até mesmo a revolução da informática (ou 3ª revolução industrial), que a Revolução das Mídias Sociais. Nossas relações com as outras pessoas, com o Estado e com as Empresas, estão cada vez mais pautadas nas relações virtuais. E a Política caminha cada vez para esse patamar de comunicação também.
Pesquisado Instituto DataSenado de setembro de 2009 perguntou aas pessoas o seguinte: “Qual meio de comunicação você mais usa para se informar sobre política?”
A Televisão ainda prevalece no Brasil, com 67% das respostas, a Internet aparece em segundo lugar com 19% das respostas, mas com tendência de crescimento a cada ano.
A segunda pergunta foi à seguinte: “Qual a importância da Internet nas eleições de 2010?”
59% das pessoas responderam que é ALTA, 32% MÉDIA e 9% BAIXA.
O Instituto Vox Populi perguntou algo semelhante aos eleitores usuários de Internet, 36% usam a rede mundial de computadores para se informarem sobre política.
Todos esses dados só nos mostram o quão importante será o uso da Internet e das Redes Sociais nestas eleições e nas próximas. Para 2010, a mobilização e a inserção dos eleitores nos debates de programas políticos se darão em larga escala pelas Redes Sociais, como Twitter, Orkut, Facebook, Blogs, entre outras. Teremos, também, uma disputa entre o Web Marketing oficial, dos partidos e candidatos e a presença digital dos militantes, que ocupam as redes desde a pré-campanha. Superior Tribunal Eleitoral e a Câmara dos Deputados promoveram a liberação da Internet durante a campanha eleitoral, para divulgar propostas, pedir votos e até arrecadar fundos para a campanha. Novidades essas, que foram fundamentais na eleição do Presidente Barack Obama, dos EUA, no ano de 2008, que vem influenciando muito os políticos e partidos e no Brasil para 2010.
Internet é hoje uma plataforma que permite o debate democrático entre os seus “freqüentadores”, e a Presença Digital passou a ser indispensável para os pretendes a ocupar os cargos eletivos a partir de 2011. O Twitter é, com certeza, a rede social que mais atrai os políticos no Brasil, a boa utilização das redes, por esse grupo, acontece quando eles conseguem criar um canal de diálogo com os outros membros da rede, quando passam a responder os RTs e DMs, do Twitter, por exemplo, interagindo com as pessoas e participando do dia-a-dia da rede.
As várias Redes Sociais existentes podem ter funcionalidades específicas para as eleições de 2010, o Orkut pode ser usado para campanhas específicas e temáticas, já o Twitter é excelente para compartilhar notícias e idéias, já os Blogs, são ótimos para se apresentar propostas e programas.
Hoje é indispensável para o sucesso nas urnas essa inserção digital, cada pessoa dentro de suas redes multiplica a inserção de seus candidatos no eleitorado, assim como todas as mídias tem de ser usadas com cautela, no entanto, se bem usadas são uma ferramenta poderosa de campanha.
Nas últimas reuniões e atividades tenho insistido na importância do uso da internet e nas redes sociais nessa eleição de 2010. Com base em algumas leituras e no que tenho observado na navegando na rede.
ResponderExcluirEu concordo que a NET vai comtribuir mto, mas a massa ainda da valor no MANO A MANO... a rede vai atrair sim mas ir na rua e conversar com o seu eleitor ainda é essencial.. será q com os orkuts twitters blogss e etc os politicos n vao se acomodar?...
ResponderExcluirEm nenhum momento usar a Internet e as Redes Sociais exclui as atividades presenciais de campanha. O que acontece é que mtas pessoas hj estão procurando a internet como meio de informação sobre política, fato que deve ser levado em conta. A campanha de rua vem cada vez mais perdendo força, é uma campanha de alto custo, e fazia a diferença quando se podia andar distribuindo brindes belos bairros, agora o debate é de idéias e a internet favorece esse caminho. Ainda teremos mto corre-corre de candidatos e militantes pelas ruas, mas boa parcela dos eleitores, mesmo encontrado os candidatos nas ruas, vai decidir seu voto na rede mundial de computadores, onde ele vai encontrar todas as informações e opiniões obre o determinado candidato e partido. Seja elas boas ou ruins. Por isso a necessidade da presença virtual.
ResponderExcluir