domingo, 25 de julho de 2010

PESQUISAS ELEITORAIS E SUAS METODOLOGIAS.

Nesta semana que passou duas pesquisas de intenção de voto foram divulgadas para a disputa presidencial, os institutos Vox Populis e Datafolha apresentaram seus números, nas primeiras pesquisas públicas após a oficialização das candidaturas.
Divulgado primeiro os números do Vox Populis na sondagem estimulada Dilma Rousseff, candidata do PT, atinge 41% das intenções de voto, enquanto José Serra, candidato do PSDB, tem 33% e Marina Silva, do PV, 8%. Os outros candidatos juntos atingem 1%. Votos brancos 4% e nulos 13%. Em um possível segundo turno entre Dilma e Serra a ex-ministra do governo Lula venceria por 46% a 38%. O Vox Populis apurou ainda os percentuais de rejeição dos principais candidatos, sendo José Serra, PSDB, atingindo o maior índice de rejeição com 24%, Marina Silva, do PV, 20% e Dilma Rousseff, do PT, 17%.
A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de julho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10. Foram feitas 3.000 entrevistas em 219 cidades de todas as regiões do país. E sua margem de erro é de 1,8% para cima ou para baixo.
Já o instituto Datafolha apresentou números diferentes aos do Instituto Vox Populis, com José Serra apresentando 37% das intenções de voto enquanto Dilma Rousseff chega a 36% e Marina Silva 10%. A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 20 e 23 de julho, ouvindo 1905 eleitores em 379 cidades diferentes. A margem de erro é de 2% mantendo Serra e Dilma em um empate técnico.
O Datafolha, ligado ao jornal Folha de São Paulo, vem insistindo em anunciar um empate técnico entre os candidatos mais bem postos e sua metodologia vem sendo contestada por muitos blogueiros na Internet, por grandes veículos de comunicação e pelos partidos políticos.
O blog Viomundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, postou artigo com 2 textos, 1 do portal IG e outro do jornal Estado de São Paulo, onde são apresentadas as diferenças entre as metodologias de pesquisa do Datafolha e do Vox Populis, com o título "Sobre a metodologia das pesquisas das pesquisas eleitorais". Já o site Brasilianas apresenta um post do jornalista Luís Nassif onde se apresenta as falhas da metodologia do instituto Datafolha, com o título "Decifrando o Datafolha".
Eu ainda não vi nenhuma manifestação do Datafolha para contrapor ao que é colocado pelos artigos citados acima, e essa insistência em um suposto erro metodológico recai no que comentei no post "Porque apoiamos Dilma", onde apresento texto do jornalista Mino Carta onde anuncia o apoio da Revista Carta Capital à candidatura Dilma Rousseff, onde insisto na posição de que grandes veículos de comunicação, entre eles o Jornal Folha de São Paulo, de que apoiam veladamente a candidatura José Serra e não assumem sua posição, usando suas mídias de forma coordenada para atacar a candidatura Dilma Rousseff, o presidente Lula e o PT.

Um comentário:

  1. Oi professor, somos do PT de Caraguá,gostaríamos de colocar em nosso blog alguns itens da sua página como o pano de fundo e o pedagiômetro e outra idèias que achar que incrementará a nossa página. Nosso e-mail é vozdopt@gmail.com

    Aguardamos resposta. Abraços Rodolfo

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