terça-feira, 6 de julho de 2010

II FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DA JUVENTUDE DO PT-SP, EU FUI!!!




No último dia 3 de julho, na cidade de São Carlos, participei do II Festival de Cultura e Arte da JPT – SP, como jovem militante do Partido dos Trabalhadores e da Cultura. Foi um dia intenso de troca de experiências com outros jovens de todos os cantos do Estado de São Paulo e, até mesmo, de outros Estados brasileiros. O Festival foi uma manifestação da diversidade cultural brasileira, percorrendo por seus workshops, oficinas, debates e intervenções artísticas as mais variadas formas de cultura jovem. A diversidade sexual, as conquistas feministas, a cultura da suposta “periferia” e a comunicação foram contempladas nas atividades do Festival, compondo um rico mosaico sócio-cultural da Juventude.
Depois de um dia todo com muitas oficinas, debates e intervenções artísticas e culturais e um ato político que contou com a presença do Senador Aloizio Mercadante, candidato ao Governo do Estado pelo PT e partidos coligados, Coca Ferraz, candidato a vice-governador, do PDT, Edinho Silva, presidente Estadual do PT-SP, Lineu Navarro, presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Newton Lima, ex-prefeito de São Carlos, Emídio de Souza, prefeito de Osasco, entre outras lideranças petistas do estado de São Paulo, o II Festival de Cultura e Arte da JPT-SP teve como atrações para seu show de encerramento O Teatro Mágico, KL Jay e Edi Rock, estes últimos integrantes dos Racionais MC´s, eles levantaram a galera reunida no palco preparado especialmente para esta apresentação.
A trupe do Teatro Mágico abriu a apresentação tocando suas músicas, conhecidas por todos da platéia, em seguida passaram os microfones para os rapper´s que traduzem o cotidiano da juventude da periferia como poucos. Quando o Teatro Mágico voltou ao palco os artistas cantaram juntos algumas músicas, apresentando uma mistura musical

única. O Teatro Mágico ainda finalizou o show com algumas músicas sozinho no palco, e quase não conseguiram deixá-lo, pois a cada ameaça a galera os impedia.
Ao final, Fernando Anitelli (na foto acima), de o Teatro Mágico, concedeu uma entrevista coletiva para os blogueiros jovens ali presentes, onde relatou qual a sua ligação com o PT, os motivos pelo qual hoje ele apóia as candidaturas petistas e fez um pequeno debate sobre a questão dos direitos autorais e da cultura livre.
O fim do show foi o sinal de que o II Festival de Cultura e Arte da JPT estava acabando, a balada rolou até quase às cinco horas da manhã com bandas locais e de outras cidades, com as delegações de várias cidades resistindo até as apresentações se encerrarem e a galera pegar os instrumentos e fazer ela mesma o seu som!
Terminado o Festival, e com a percepção de que dia transcorreu na mais perfeita ordem e todas as atividades propostas foram realizadas com sucesso, gostaria de cumprimentar as organizadoras do II Festival de Cultura e Arte da JPT, Alessandra Dadona, Silvinha Rezende, Sandra Araújo e Marcela Purini, e aguardar o próximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário