segunda-feira, 17 de maio de 2010

OUTRO MUNDO, MAIS DO QUE POSSÍVEL, É NECESSÁRIO!


Foi anunciado na última segunda-feira, 17 de maio, um histórico acordo para a pacificação nuclear do planeta. Na contramão da política internacional norte-americana e de parte das nações da União Européia, que propunham sanções e intervenções no Irã, o Brasil e Turquia, liderados pelo presidente Lula, estabeleceram um acordo com o Irã para a troca de urânio por combustível nuclear. É a partir do urânio enriquecido que se projetam as armas nucleares. No entanto, esse material enriquecido moderadamente, é um combustível nuclear importante para tratamento médico e geração de energia limpa. Ao aceitar a troca do urânio, que possivelmente poderia ser enriquecido pelo urânio combustível nuclear o Irã demonstra o caráter pacífico de seu programa nuclear.
Ao longo de um ano a Turquia armazenará mil e duzentos quilos de urânio enriquecido a 3%, do Irão, e ao final deste prazo França e Rússia enviarão à Teerã a mesma quantidade em combustível nuclear (urânio enriquecido a 20%), material destinado a pesquisas médicas. A Turquia comprometeu-se em devolver o urânio iraniano caso França e Rússia não cumpram sua parte no acordo.
Para entrar em vigor o acordo falta à aprovação da agência nuclear da ONU, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica). O que deve acontecer nos próximos dias.
Fica provada a tese do presidente Lula de que o melhor caminho para a solução dos problemas multinacionais é o diálogo. EUA e União Européia pregavam sanções econômicas e tem um histórico de intervenções militares que fizeram com que o Irã rejeitasse a sua mediação. Já o Brasil, do presidente Lula, tem um histórico de diálogo, por este motivo o Irã aceitou a mediação proposta pelo presidente Lula.
Com mais este ato, a importância do Brasil no cenário internacional consolida-se cada vez mais, como uma nação pacífica e mediadora de conflitos, que é exemplo de austeridade econômica e tem em seu líder, o presidente Lula, uma das figuras mais respeitadas de todo o planeta. Já se fala no nome do presidente para o prêmio Nobel da Paz, e já não é de hoje que se fala no nome do presidente brasileiro para liderar a ONU, quando ele deixar o governo no final deste ano, coisa que o presidente já deixou claro que não pretende aceitar.
Eu como brasileiro tenho muito orgulho do nosso país hoje e do nosso presidente. Que nos representa em toda parte do planeta sem se curvar a nenhuma nação. Como disse o presidente norte-americano, Lula é o “Cara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário