sexta-feira, 10 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO É PRIORIDADE PARA MERCADANTE!


Como professor, da rede pública, tenho imensa preocupação com a Educação Pública em nosso Estado, pois tenho percebido, e não sou o único, que os 16 anos de PSDB em São Paulo causaram um imenso mau ao sistema estadual de Educação. O Estado mais rico da nação tem péssimos índices nas avaliações do ensino básico; os profissionais da Educação são perseguidos pelo governo tucano e; olha que eles tiveram muito tempo para alcançarem melhores resultados em Educação.
Por isso, insisto que São Paulo precisa mudar. Precisa entrar no ciclo de desenvolvimento econômico e social que o Brasil ingressou com o Governo Lula. E a nossa melhor opção em 2010 é elegermos MERCADANTE 13 Governador!
Deixo aqui as bases do programa de governo do MERCADANTE para a Educação! A fonte é o site de campanha.



No Governo Mercadante, a Educação será prioridade abso­luta. Implantaremos uma política educacional afinada com o projeto de Estado e Nação que vem sendo gestado no Brasil no governo Lula e contará com os seguintes objetivos estra­tégicos voltados para a construção da escola do futuro:
Preparar São Paulo para a sociedade do conhecimento, preparando as bases para a construção de uma escola do fu­turo, portadora de todos os recursos de excelência em tecno­logia da informação.
Acelerar a implantação da Banda Larga e a oferta de laptops, iniciando pelo Ensino Médio e, progressivamente, es­tender para os demais níveis de ensino.
Ampliar as Escolas Técnicas Estaduais e implantar es­colas de tempo integral na rede publica, especialmente no Ensino Médio e Profissionalizante.
Estímulo e apoio aos municípios para ampliação progres­siva da rede de creches e pré-escolas em horário integral.
Combater o analfabetismo.
Assegurar a permanência do aluno pobre no Ensino Mé­dio e no Ensino Profissionalizante por meio de programas de transferência de renda implantados em São Paulo pelo go-verno federal (Bolsa Família) e estadual (Renda Cidadã).
Fortalecer a excelência acadêmica em pesquisa e inova­ção das universidades públicas paulistas.
Expandir as FATECS para fortalecer a vocação econômi­ca das diversas regiões do estado.
Garantir recursos para ampliar o número de vagas no ensino superior público e manter o padrão de qualidade no ensino, pesquisa e extensão.
Expandir a presença no estado da USP, da UNESP e da UNICAMP e articular com elas a criação da “Universidade do Professor” para estimular a formação continuada em toda a rede.
Priorizar o atendimento médico aos alunos da pré-esco­la e Ensino Fundamental, visando o diagnóstico precoce de problemas de saúde (visão, audição, coordenação, nutrição, tratamento dentário e outros) que interferem no desempenho escolar.
Democratizar as relações entre Estado e Municípios e instituir um efetivo regime de colaboração no âmbito educa­cional.
Os pilares para essa transformação são a melhoria da quali­dade; a democratização do acesso; e a democratização da Gestão. As diretrizes para cada um desses pilares são:
Qualidade da Educação - O Governo Mercadante tra­balhará para garantir, para todos os sistemas educacionais, da pré-escola à pós-graduação, escolas onde todas as crianças, jovens adolescentes e adultos possam estudar com qualidade e conforto em prédios equipados (biblioteca, computadores, laboratórios), com segurança e pedagogia adequada.
Valorização do professor e compromisso com a realização de concursos públicos para efetivar o maior número possível de professores.
Expansão da carga horária - Introduzir, gradualmente, dois turnos (primeira fase) e período integral (segunda fase).
Buscar, gradualmente, a redução do número de alunos por classe, no limite de 35 alunos por sala de aula, sendo, no máximo, 25 alunos nas salas de alfabetização.
Fim da aprovação automática - Mudar o sistema de ava-liação e acompanhamento do aluno, cumprindo exigências de aprendizado, respeitando o ritmo de cada estudante e estimu­lando sua formação e fomentando programas de recuperação dos alunos defasados.
Inclusão Digital – Implantar acesso à internet em banda larga em todas as escolas públicas estaduais.
Laptop Popular – Disponibilizar, progressivamente, com­putadores portáteis para as crianças que estejam na escola.
Produção de material pedagógico digital, incluindo biblio­tecas, livro didático, portal do professor e portal do aluno.
Democratização do Acesso e Permanência - O Governo Mercadante vai trabalhar para democratizar o acesso, a per­manência, combater a evasão e a repetência, e eliminar o analfabetismo:
Construção de mais escolas e reorganização daquelas que já existem.
Escolas funcionando também à noite para viabilizar um programa intensivo de educação de jovens e adultos.
Apoiar as prefeituras para garantia de transporte, material escolar e uniforme para nossos estudantes.
Democratização da Gestão - O Governo Mercadante, jun­to com professores, alunos e comunidade, vai democratizar e aprimorar a gestão educacional:
Conselho de Escola – definirá a política para a aplicação dos recursos financeiros recebidos pela escola e acompanhará sua execução.
Conselho Estadual de Educação – passará por profundas modificações em sua composição e competências, inclusive o acompanhamento da gestão dos recursos destinados à edu­cação e de sua execução.
Plano Escolar – Planejamento para acomodação da de­manda, turnos de funcionamento, utilização do espaço físico serão decididos e acompanhados pelo Conselho de Escola.
Gestão Escolar – programa de formação em gestão para todos os diretores e gestores escolares.
Formular um novo Sistema de Avaliação e Desempenho para Escolas.
Elaborar Plano Estadual de Educação em conjunto com entidades representativas do magistério, dos alunos, dos pais de educadores, das universidades, da sociedade civil.

Um comentário:

  1. Zé, estou revendo algumas PROPOSTAS E SEM DÚVIDA NA ÁREA DA SAÚDE E EDUCAÇÃO O MERCADANTE ESTA COM IDEIAS ÓÓÓÓTIMAS...
    bJS
    www.marianesoma.blogspot.com

    ResponderExcluir