terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Prefeitura apresenta novo plano de carreira para os professores municipais.

O poder executivo municipal de Guaratinguetá apresentou, em regime de urgência, na Câmara Municipal na terça-feira, 8 de dezembro, projeto estipulando novo Plano de Carreira para os professores da rede Municipal de Educação. Os professores aguardavam essa iniciativa já há algum tempo, no entanto, a forma como foi apresentado o plano não agradou os setores interessados com o projeto, os professores.
Primeiro, porque o executivo municipal enviou o projeto a Câmara dos Vereadores sem antes discuti-lo com o Conselho Municipal de Educação, que deveria ser o órgão consultivo da Prefeitura para as Políticas Públicas para a área da Educação em nossa cidade. Além disso, os professores não foram consultados sobre o plano, o normal nesses casos é a discussão do projeto do plano passar pelo sindicato da classe, no caso específico o Sindicato dos Servidores Municipais.
E mais, com o regime de urgência para a tramitação do projeto na Câmara dos Vereadores, os nossos legisladores tiveram de votar o projeto em apenas três dias, ou seja, já na sessão de quinta-feira, 10 de dezembro. O vereador Nei Carteiro tentou entrar com um pedido de adiamento da votação do projeto, no entanto, a maioria dos seus colegas foi contra a proposta de se adiar a votação. O vereador Nei Carteiro tentou ainda, sem sucesso, aprovar algumas emendas ao projeto, pois ao tomar conhecimento da urgência da sua votação, o vereador procurou o Conselho Municipal de Educação e alguns professores da cidade, solicitando auxílio na análise do projeto. As emendas apresentadas pelo vereador foram com sugestões desse grupo.
Mesmo com a presença de membros do Conselho Municipal de Educação e de professores da rede municipal de educação, os vereadores aprovaram o projeto sem as emendas sugeridas pelo Vereador Nei Carteiro. Votaram contra as emendas apresentadas os Vereadores Galvão Cesar, Lima da Farmácia, Marcio Almeida, Adilson Matias, Osmar Barbosa e Silvio Reis. Pelo adiamento da votação e a favor das emendas, além do Vereador Nei Carteiro, Vereador Arílson, Vereador Georges Nicolas e Vereador Rogério Barbosa.

sábado, 12 de dezembro de 2009

MÁQUINA DA VERDADE!

Por mto tempo tinha uma idéia que me parecia original e bem interessante. No dia em que estivesse muito bêbado gostaria de escrever tudo aquilo que estava pensando naquele momento de embriaguez. Isso para saber o que eu pensava mto louco! Além disso,estava numa fase de beber mto e de nao lembrar das coisas que fazia qdo isso acontecia. Bom, isso eu parei um pouo, estou bem moderado nos porres, bebendo bem pouco, e mto de vez em qdo, 1 vez por mês, 2 no máximo.
Hj estava lendo o blog do Mario Bortolotto, o dramaturgo que foi baleado em um bar da praça Roosvelt durante um assalto.
Conheci o Bortolotto na ápoca da faculdade, qdo fui ver algumas de suas peças, no Centro Cultural Vergueiro, durante mostra da sua companhia de teatro, Cemitério de Automóveis. Fiquei impressionado com o realismo das peças, mto legal, e virei um admirador do Bortolotto. Depois descobri o seu Blog, Atire no Dramaturgo, que leio com frequencia, inclusive está ae no favoritos do meu blog.
Voltando, ao ler o blog do Bortolotto, me deparei com um texto dele em que ele conta que ao chegar breaco em casa ele mandou um email, do qual no dia seguinte ele não lembrava de que tinha enviado, só se recordando ao abrir a caixa de email enviados e se deparar com a mensagem enviada. Felizmente para ele naquele dia ele disse que não se arrependeu das palavras ditas no email enviado.
Então lembrei de que eu tinha esse desejo de escrever tudo aquilo que eu estava pensando em um momento desses de embriagues. Até que um dia eu o fiz, e ese pudesse voltaria atrás no meu feito. Um dia mto bêbado, cheguei em casa e disse td que eu queria por mensagem de celular, no outro dia era só vergonha pelas coisas ditas. Tudo verdade, bêbado não sabe mentir, mas coisas que eu deveria tr dito de outra forma, em outra hora, sei lá, inconvenientes para aquele momento. mas como nao dá pra voltar atrás, fazer o que?
Desde de então, não penso mais nisso não, escrever o que estou pensando qdo estiver breaco jamais. A idéia original era escrever em algum lugar que só eu pudesse ver, em um papel, ou até no computador, tornar público não era a idéia, mas foi o que aconteceu. Loucura, mas foi.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MOÇÃO DE APOIO A RECONDUÇÃO DO COMPANHEIRO SALVADOR SOARES AO CARGO DE COORDENADOR DA MACRO-REGIÃO VALE DO PARAÍBA.

Reproduzo abaixo moção de apoio à reeleição do Companheiro Salvador Soares ao cargo de coordenador da Macro. Lideranças do PT de mais de 20 cidades do Vale do Paraíba e da Juventude do PT já declararam apoio a recondução do companheiro Salvador Soares ao cargo de coordenador da Macro.

Companheiros e Companheiras,

Nos dias 12 e 13 de dezembro, serão escolhidas as novas coordenações das Macro-regiões petistas em todo o estado de São Paulo. Nós do Vale do Paraíba, também, vamos fazer nossa escolha no Encontro Regional da Macro, dia 12, na Câmara Municipal de Taubaté. Antes de decidirmos é importante lembrarmos algumas ações desta atual gestão da Macro.
Neste ano de 2009, tivemos a disposição um curso de Formação Política, que contou com 10 módulos mensais, que contou com a presença de diversas lideranças petistas do estado de São Paulo, e formou 42 alunos, das mais variadas cidades do Vale do Paraíba, de Jacareí a Arapeí. A secretaria Estadual de Formação considerou ousada a iniciativa de um curso com 10 módulos, mas foi levado até o fim, pela atual gestão da Macro, o propósito de levar a melhor formação para os petistas do Vale do Paraíba. E a formação política dos petistas não deve parar por aqui, a proposta é promover um novo curso em 2010, dando continuidade a essa formação.
Para ampliar o alcance da Macro, a região foi dividida em 9 micro-regiões facilitando a circulação das informações necessárias da Macro para os Diretórios Municipais; além disso foram levadas algumas reuniões da coordenação da Macro para fora de sua sede, cidades como Caçapava, Guaratinguetá e Ubatuba receberam essa reunião, proporcionando o acesso dos petistas dessas micro-regiões à reunião da coordenação da Macro. Além disso foi retomada a publicação do Jornal Informativo da Macro; foi colocado na rede mundial de computadores (Internet) um site, onde temos acesso a informações diversas sobre o PT e as atividades realizadas na região; foi disponibilizado o Planejamento Estratégico, onde um profissional colabora com os Diretórios Municipais na formulação de suas estratégias políticas para 2010 e 2012; Ainda foram disponibilizados aos Diretórios Municipais assessoria Jurídica e Contábil, o que contribuiu imensa para cada DM se preocupar somente em fazer política, tendo todo o respaldo técnico fornecido pela Macro Vale do Paraíba.
Além de disso, a Coordenação da Macro mostrou-se preocupada com a renovação das lideranças e quadros petistas no Vale do Paraíba, e apoiou a reorganização da Coordenação da Juventude Petista no Vale do Paraíba, com a realização de um Encontro onde foram eleitos a Coordenadora da JPT da Macro e a coordenação.
São por todas essas iniciativas que apoiamos a recondução do companheiro Salvador Soares ao cargo de coordenador da Macro-Região Vale do Paraíba, pois entendemos ser de fundamental importância para o Partido dos Trabalhadores no Vale do Paraíba a continuidade desse projeto de gestão.

COMPANHEIROS QUE ASSINAM A MOÇÃO.
ADILSON DA SILVA – PRESIDENTE REELEITO DO DM DE LAGOINHA.
ALFREDO JOSÉ BARRETO LUIZ – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE CAÇAPAVA.
VEREADOR ALEXANDRO DIAS (PINGO) – PRESIDENTE DO DM DE APARECIDA.
ANA MARIA DE GOUVEA (TECA) – PRESIDENTE DO DM DE PIQUETE.
VEREADORA PROFA ANA PAULA BRITO DA COSTA – PRESIDENTE DO DM DE CAÇAPAVA.
ANTONIO APARECIDO DA SILVA (TONINHO DO CONDE) – PRESIDENTE REELEITO DO DM DE SÃO JOSÉ DO BARREIRO.
ANTONIO AUGUSTO CAMPOS SILVA – TESOUREIRO DO DM DE GUARATINGUETÁ
ANTONIO MARCOS DE ALMEIDA BENTO – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE APARECIDA.
ARI ANTUNES HORTA – PRESIDENTE DO DM DE LORENA.
CARLOS ALBERTO COELHO – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE LORENA.
VEREADOR CLAUDEMIR FERREIRA DA COSTA – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE ARAPEÍ.
CLAUDIO GRASSIANO (NEGO DO PT) – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE LAVRINHAS.
CLAUDIO QUERIDO – PRESIDENTE REELEITO DO DM DE CUNHA.
VEREADOR CHICÃO ROMEIRO – CACHOEIRA PAULISTA.
CRISTIANO CRISTOVAM DA SILVA – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE PARAIBUNA.
DIEGO DE CASTRO GALDINO DIAS DE OLIVEIRA – JPT VALE DO PARAÍBA.
VEREADORA PROFA DULCE EDITH CUNHA VIEIRA VILELA – JAMBEIRO.
VEREADOR EDMUNDO ALVES DE OLIVEIRA – QUELUZ.
VEREADOR EDNILSON DEMÉTRIO – SANTO ANTONIO DO PINHAL.
EDUARDO SILVA DOS SANTOS – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE CAMPOS DO JORDÃO.
ÉRICA SOLER SANTOS DE OLIVEIRA – PRESIDENTE ELEITA DO DM DE POTIM.
VEREADORA FABIANA SOLER DOS SANTOS – PRESIDENTE DO DM DE POTIM.
FÁTIMA MARIA GOUVEA JUNQUEIRA – PRESIDENTE ELEITA DO DM DE PIQUETE.
GERSON FLORINDO DE SOUZA – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE UBATUBA.
GODOFREDO DE ALVARENGA – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE CACHOEIRA PAULISTA.
JEAN FARIA DA SILVA – PT DE LAVRINHAS.
DR JOÃO CARLOS FRANÇA DE PAULA SANTOS – PRESIDENTE DO DM DE GUARATINGUETÁ.
JOÃO ROCHA – PRESIDENTE DO DM DE CARAGUATATUBA.
VEREADOR JORGE ALVES DE ARAÚJO (TATU DA AMBULÂNCIA) – LAVRINHAS.
JOSÉ ANSELMO TESTA TAMBELLINI – PRESIDENTE DO DM DE ILHA BELA.
VEREADOR JOSÉ ANTONNIO MARCONDES DA SILVA – SANTO ANTONIO DO PINHAL.
JOSÉ DE PAULA SANTOS – JPT VALE DO PARAÍBA.
PREFEITO JOSÉ AUGUSTO DE GUARNIERI PEREIRA – SANTO ANTONIO DO PINHAL.
MARIA APARECIDA DA COSTA – PRESIDENTE REELEITA DO DM DE AREIAS.
MAURICIO MORAMIZATO – PRESIDENTE DO DM DE UBATUBA.
VEREADOR MAURÍLIO SILVA (JACARÉ) – ARAPEÍ.
PROF NAPOLEÃO SERETTA NETO – PRESIDENTE ELEITO DE QUELUZ.
PAULO ANTONIO DOS SANTOS (PAULINHO) – PRESIDENTE DO DM DE ARAPEÍ.
VEREADORA REGINA ZAPPA – LAVRINHAS.
ROBSON REZENDE RIBEIRO – PRESIDENTE DO DM DE SANTO ANTONIO DO PINHAL.
ROGÉRIO RIBEIRO DE PAULA – PRESIDENTE REELEITO DO DM DE JAMBEIRO.
RUTNEI MORATO ERICA – PRESIDENTE DO DM DE QUELUZ.
SANDRO SILVANTO KAVINI – PRESIDENTE ELEITO DO DM DE TREMEMBÉ.
SILVANA CRISTINA TAGLIATI DE SOUZA – PRESIDENTE DO DM DE TREMEMBÉ.
SILVIA REZENDE (SILVINHA) – COORDENADORA DA JPT VALE DO PARAÍBA.
SIVANILDE NAVARRO KOGEMPA (SIL) – PRESIDENTE REELEITA DE PINDAMONHANGABA.
VICE-PREFEITA VERA SABA – TAUBATÉ.
VEREADOR VILMAR DA SILVA – PRESIDENTE REELEITO DO DM DE BANANAL.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO!


Foram sorteados os grupos da próxima Copa do Mundo, que acontecerá no ano que vem, na África do Sul. Apesar de o sorteio ser sempre dirigido, limitando que equipes do mesmo continente caiam no mesmo grupo, com exceção dos europeus, na minha opinião essa copa é a que apresenta uma divisão mais homogênea das equipes nas chaves. Em outras Copas tínhamos grupos com equipes fracas, e outros com uma concentração de boas equipas.
Porém isso não impede que nós apontemos os grupos mais complicados, e os mais fáceis. Além de cornetar o grupo do Brasil. Que aliás, eu considero o mais difícil dos grupos brasileiros dos últimos anos. Costa do Marfim e Portugal, são seleções fortes, que tem condições de disputarem as melhores condições nessa Copa. Sobra à Coréia do Norte, uma verdadeira incógnita, nunca vi jogar sequer um jogador norte-coreano. Acredito que Brasil e Portugal se classifiquem nesse grupo.
O grupo dos anfitriões, os sul-africanos, também é complicadinho, com México e Uruguai, que são seleções de força média. E a França, que apesar de ter se classificado na repescagem, sempre vem forte para a Copa. Acredito que a França se passe fácil por esse grupo, e mesmo com toda a empolgação do time da casa, acho que esse time do Uruguai passe adiante.
A Argentina tem um grupo relativamente fácil, na minha opinião, e deve se classificar em 1º lugar. Nigéria, Coréia do Sul e Grécia brigam pela segunda vaga no mesmo nível, devendo a Nigéria se classificar na minha opinião.
Já a Inglaterra, segundo meus palpites, está em um dos grupos mais fáceis da Copa, assim como a Itália. Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovênia, saindo daí a Inglaterra e os EUA.
A Alemanha não terá vida fácil, mas deve se classificar, a segunda vaga do grupo deve ficar com a Sérvia, que vem jogando bem demais na última eliminatória européia. Austrália e Gana devem voltar pra casa.
Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões forma, para mim, o grupo mais difícil da próxima Copa. Mesmo sendo um dos times mais fortes do futebol africano, acho que nesse grupo Camarões não tem muita chance de seguir em frente, devem se classificar Holanda e Dinamarca.
A Itália caiu em um grupo moleza, junto com Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia, Itália e Paraguai passam fácil.
Por fim o grupo da Espanha, de onde vai sair o adversário do Brasil nas oitavas de final, se o Brasil passar da primeira fase, o que eu acredito que passará, mesmo em um grupo forte. A Espanha deve ser a primeira colocada, de forma relativamente fácil, já o segundo classificado do grupo deve sair da disputa entre Chile e Suíça, acredito na classificação da Suíça, mesmo tendo o Chile uma equipe boa. Honduras deve vir fazer figuração.
Bom, essa é minha primeira impressão sobre os grupos da Copa do Mundo de 2010. Com o tempo pode ser que eu mude de opinião em alguma coisa, mas acredito meus palpites devam se manter nisso mesmo, talvez com pequenas alterações. É aguardar pra ver!.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ELEIÇÕES NO URUGUAI E EM HONDURAS....

No último domingo, 29 de novembro, tanto no Uruguai, como em Honduras, aconteceram eleições presidenciais. No entanto, o modo como foi conduzido o processo nos dois países foi bem distinto.
No Uruguai, ocorreu uma verdadeira festa cívica, onde o Governo atual, legalmente eleito anos atrás, conduziu um processo juridicamente legal, que não deixou nenhuma dúvida da sua clareza e lisura. Sendo eleito presidente José “Pepe” Mujica, da Frente Ampla, apoiado pelo presidente Tabaré Vasquez. Já em Honduras, o processo foi dos mais nebulosos dos últimos tempos, onde quem conduziu o processo eleitoral foi o governo golpista, que assumiu o poder no país no meio do ano através de um golpe militar. As eleições hondurenhas estão desprovidas de credibilidade e de legitimidade, processo esse, que não respeitou a vontade dos cidadãos hondurenhos, mas sim de uma elite local e do governo norte-americano. Em Honduras foi eleito Porfírio Lobo, apoiado por aqueles que deram o golpe de estado.
As eleições em Honduras, segundo o governo golpista tiveram abstenção de aproximadamente 40%, já a assessoria do presidente Manuel Zelaya, deposto em junho, declara que a abstenção chegou no patamar de 67% do eleitorado. Analisando os números divulgados, o que se pode afirmar é que a votação deve um baixo nível de comparecimento, o que reflete a falta de confiança da população hondurenha em relação à lisura do processo. Votação essa, que não legitima o governo eleito, já que ele carrega como “peso” eleitoral, menos da metade dos eleitores de Honduras.
O que nos mostra os dois processos eleitorais do último fim de semana, é que hoje em dia, com a rapidez com que corre a informação, com o custo da comunicação de massa, barateado pela Internet, através dos blogs, twitters, youtubes, e similares, em detrimento dos grandes conglomerados de comunicação, é que um processo ilegítimo, não democrático, não é mais nos empurrado a força como antes, a luta de Honduras agora é para os outros países reconhecerem o seu governo eleito dessa forma, não será um caminho fácil. Já o novo governo do Uruguai já nasce reconhecido pela Aldeia Global.