terça-feira, 24 de novembro de 2009

CAI A DIFERENÇA ENTRE SERRA E DILMA!

Foi divulgado nessa segunda-feira, 23 de novembro, o resultado da pesquisa de intenção de voto CNT/Sensus, realizada entre os dias 16 e 20 de novembro. O presidenciável do PSDB, governador de São Paulo, aparece com 31,8% das intenções de voto, Dilma, presidenciável do PT, e ministra do Governo Lula, aparece com 21,7% das intenções de voto. Ciro Gomes, deputado federal do PSB com 17,5% das intenções de voto e, Marina Silva, senadora do PV do Acre, com 5,9% das intenções de voto.
Apesar da liderança, o resultado representa um duro golpe na candidatura de José Serra ao Palácio do Planalto, já que em dezembro de 2008, a pesquisa do mesmo instituto apontava o governador de São Paulo com 46,5% das intenções de voto, ou seja, o tucano vem ladeira a baixo, perdendo aproximadamente 15% do eleitorado brasileiro. Já a candidata do PT, Dilma Rousseff, aparecia, em dezembro de 2008, com 10,5% da preferência dos eleitores, portanto, em menos de 1 ano, a candidata do presidente Lula pegou o elevador e chegou a 21,7% das intenções de votos, subindo 11,2% na preferência dos eleitores do país. A diferença entre o presidenciável petista em relação ao presidenciável tucano caiu de 36% para 10,1%.
A ascensão de Dilma, não se deve apenas a maior exposição que ele vem se submetendo, mas também, pela forte relação do presidenciável José Serra com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já que a mesma pesquisa aponta que 49,3% dos eleitores não votariam no candidato apoiado por FHC, e apenas 17,2% do eleitorado votaria no candidato do ex-presidente. Já o presidente Lula, goza de imenso prestígio junto à população brasileira, que segundo a mesma pesquisa, 70% dos entrevistados aprova o seu governo. Além disso, 51,7% dos eleitores votariam no candidato ou candidata apoiada por Lula, enquanto somente 16% não votariam no candidato apoiado por Lula. A pesquisa indicada, ainda, que 76% dos entrevistados consideram a gestão Lula melhor que a de FHC.
Caso o PSDB indique o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, Dilma Rousseff assumiria a ponta nas intenções de voto, com 27,9%, Aécio teria 20,7% e Marina Silva 10,4%. Nesse cenário a pesquisa não apresentou o nome de Ciro Gomes.
Nas projeções para o segundo turno, José Serra venceria Dilma por 46,8% a 28,2% das intenções de voto. Já se o candidato tucano fosse Aécio Neves, a vitória seria da candidata do PT, Dilma com 36,6% das intenções de voto, contra 27,9% do governador mineiro.
O que se pode apurar do resultado da pesquisa é a consolidação da candidatura Dilma e a forte influência do presidente Lula no processo, principalmente na comparação com a gestão FHC, além da candidatura Serra ter esfriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário