quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A saída de Marina Silva do PT e suas possíveis consequências.

A senadora Marina Silva, do Acre, confirmou ontem a sua saída do Partido dos Trabalhadores, sem confirmar ainda sua filiação ao Partido Verde e sua candidatura a Presidência da República. Marina Silva tem uma trajetória intimamente ligada à história do Partido dos Trabalhadores, nasceu e um seringal próximo a Rio Branco, na sua primeira atividade profissional conheceu Chico Mendes, que foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Acre, e líder seringueiro, defensor da Amazônia e do Desenvolvimento Sustentável. Marina ingressou no curso de História da Universidade Federal do Acre e junto de Chico Mendes organizou o Movimento Sindical no Estado. 1985 Marina Silva filiou-se ao Partido dos Trabalhadores durante a campanha a deputado federal de Chico Mendes, depois a própria Marina ingressou na vida pública, elegendo-se vereadora na cidade de Rio Branco e deputada estadual, até que em 1994 ela se elege Senadora pelo Estado do Acre, e, 2002 é reeleita Senadora, na mesma campanha que elegeu o Presidente Lula, que a indicou para o Ministério do Meio Ambiente, cargo que ela ocupou por 5 anos e meio, quando voltou para o Senado.
Marina é, portanto, herdeira política de Chico Mendes na luta pela preservação da Amazônia e por um desenvolvimento sustentável, seu nome é reconhecido internacionalmente, talvez mais do que no Brasil, à frente do Ministério do Meio Ambiente ela travou uma intensa batalha com a bancada ruralista, e com o próprio Governo Lula, que pela necessidade de por em andamento um projeto progressista e desenvolvimentista para o país conflitantes com a política imposta por Marina no Ministério. Aí talvez resida uma das causas da saída de Marina do Partido dos Trabalhadores, na medida em que o Governo Lula do PT priorizou a área econômica em detrimento da ambiental. Entendimento esse que é em parte errado, já que os dados de 2009 no campo ambiental são amplamente favoráveis, graças às medidas de Marina no Ministério, e da continuidade com o Ministro Carlos Minc, em muitos anos é a primeira vez que os dados apontam uma redução no ritmo do desmatamento da Amazônia.
Ao que tudo indica, Marina Silva vai filiar-se no Partido Verde, no entanto qual é o PV que vai receber a ecologista Marina? Faz muito tempo que o PV não é o partido da Ecologia, do desenvolvimento sustentável, da preservação da Amazônia. Qual foi a última campanha do PV em que esses temas aparecem como prioritários? Quem é a grande estrela eleitoral do PV que tem um discurso para o desenvolvimento sustentável? Fernando Gabeira? Ele é mais conhecido pelas suas idas e vindas partidárias, inclusive no Partido dos Trabalhadores, por sua excentricidade e pela sua aproximação recente com os Tucanos e Demos.Como a Senadora Marina vai se posicionar em relação à crise do Senado a partir de agora? O líder da bancada do PV no Câmara dos Deputados é Zequinha Sarney. Marina, que até agora pelo Partido dos Trabalhadores vem se colocando a favor do afastamento do Presidente do Senado José Sarney, será que ela recém chegada ao partido Verde vai se contrapor contra o líder dos verdes? São perguntas que nos só iremos conhecer as respostas de acordo com o tempo e as posturas de Marina a partir de agora.
Marina Silva, caso se decida por realmente se lançar candidata à Presidência da República em 2010 trará para o centro do debate eleitoral suas bandeiras históricas: Desenvolvimento Sustentável e preservação da Amazônia. No entanto, alguns analistas políticos e jornalistas desde antes de a Senadora anunciar sua saída do Partido dos Trabalhadores já propalavam que a possível candidatura de marina Silva a Presidência da República seria um duro golpe a candidatura da Ministra Dilma do PT a Presidência. Eu acredito que não será assim. Primeiro, o discurso pelo Desenvolvimento Sustentável e pela Preservação da Amazônia tem um apelo forte na população com mais anos de escolarização e de maior renda, ou seja, a pequena parcela da sociedade brasileira, a candidatura do Partido dos Trabalhadores, consolidada no nome da Ministra Dilma, é pautada nos projetos sociais, na política econômica e no sucesso internacional recente do país, graças ao Governo Lula do PT, que tem em sua base polítco-eleitoral a população de baixa renda e menor tempo de escolaridade. Segundo, o discurso da ética, que a oposição pretende colocar durante a campanha, devido a sua falta de projetos para o país, não pegará, os partidos da oposição, PSDB/DEM/PPS tem muito mais a perder com esse discurso do que o PT, e o PV, também, tem muito a perder com esse discurso, já que nos últimos anos a sigla se tornou em um partido de aluguel, procurados por políticos sem nenhuma consistência ideológica ou por políticos oportunistas que aderem à sigla pois os cocientes eleitorais do Partido Verde são mais baixos que de outros partidos, além de o partido não ter nomes de peso eleitoral e esses políticos oportunistas se aproveitam da legenda para alcançarem s cargos desejados.
Confirmando-se a filiação da Senadora Marina Silva no partido Verde era terá de enfrentar todos esses problemas, com a diferença de que ela não estará mais no Partido dos Trabalhadores, uma instituição democrática, que elege democraticamente suas lideranças, ao contrário de outros partidos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário