quarta-feira, 23 de junho de 2010

DILMA LIDERA PESQUISA IBOPE/CNI.


Foi divulgada hoje, 23 de junho, nova rodada da pesquisa IBOPE/CNI de intenções de voto na corrida presidencial. Em todos os cenários deste levantamento a candidata do PT Dilma Rousseff aparece à frente de seus adversários na disputa.
No principal cenário, onde constam somente os nomes dos 3 primeiros colocados nas pesquisas Dilma Rousseff do PT atinge 40% das intenções de voto, enquanto José Serra do PSDB tem 35% e Marina Silva do PV 9%.
No cenário onde são apresentados 11 nomes à disputa, a distância de Dilma Rousseff é seus concorrentes é ainda maior, ela aparece com 38% das intenções de voto, enquanto José Serra atinge 32% e Marina Silva 7%.
Em projeção de uma possível disputa em segundo turno entre Dilma e Serra a ex-ministra do Governo Lula venceria o pleito com 45% das intenções de voto, enquanto seu concorrente, ex-ministro do Governo FHC receberia 38%. Se a disputa fosse entre Dilma e Marina, a candidata do PT venceria, com uma grande diferença, 53% a 19%.
Em um levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Dilma Rousseff do PT aparece com 22% das intenções de voto, enquanto José Serra do PSDB tem 16% à terceira colocação seria do Presidente Lula, mesmo ele não podendo concorrer, atinge 9% das intenções de voto.
Foi aferida, também, a rejeição dos eleitores aos candidatos, Dilma Rousseff do PT apresenta o menor índice com 23% dos entrevistados declarando que não votariam nela de forma alguma, enquanto José Serra do PSDB tem rejeição de 30% e Marina Silva do PV 29%.
A aprovação do governo Lula segue em nível recorde, com 75%, de acordo com a pesquisa. A avaliação pessoal de Lula tem apoio de 86%. Confiam no presidente 81% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de junho, foram entrevistados 2002 eleitores de 140 cidades diferentes do país, com margem de erro de 2% para cima ou para baixo.
Segundo veiculado nos grande mídia e nas redes sociais a coordenação da candidatura José Serra esperava retomar a liderança nas pesquisas a partir da segunda quinzena de junho, quando os partidos que integram a sua coligação, PSDB, DEM e PPS, tiveram os seus horários gratuitos de TV expuseram de todas as formas o seu candidato, mesmo contrariando a legislação eleitoral que proíbe propaganda antecipada. A expectativa foi frustrada com a divulgação desta pesquisa IBOPE?CNI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário