quarta-feira, 15 de julho de 2009

NOVO ENEM!


Encerra-se nessa sexta-feira o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. O Exame foi criado em 1998, no âmbito da formulação das Avaliações Externas com o intuito de dar subsídios comparativos para as avaliações das escolas. O Exame sempre foi optativo, e progressivamente a adesão dos concluintes do ensino médio foi aumentando progressivamente de acordo com que as Universidades passaram a adotar a nota do Exame como bonificação a nota do vestibular.
2009, será uma refundação do ENEM, os objetivos nas mudanças propostas pelo MEC para o Exame são democratizar o acesso às universidades públicas, tornando-se um padrão de referência nacional de avaliação dos concluintes do Ensino Médio, substituindo os vestibulares por Universidades e sendo a baliza que regule os conteúdos metodologias aplicados no Ensino Médio. O ENEM 2009 será o principal instrumento de seleção de ingresso de 45 Universidades Federais, além de outras tantas Universidades Estaduais e Particulares.
O Vestibular tradicional é, ainda hoje, a ferramenta mais usada para a seleção de ingresso as Universidades Públicas no Brasil, mesmo seu modelo sendo criticado pela ampla maioria de educadores e estudantes. Uma prova pontual e que exige a memorização de conteúdos. O novo ENEM tem o intuito de modificar essa estrutura, na medida em que propõe uma abordagem interdisciplinar, um vínculo entre teoria e prática, além de diminuir a obrigação da memorização dando importância à capacidade de aplicação das informações e conhecimentos adquiridos durante o Ensino Médio, o que a meu ver, tornando a avaliação um instrumento comparativo não de um para com o outro, mas sim da individualidade de cada estudante. O MEC pretende assim renovar o currículo do Ensino Médio, organizando os conteúdos de acordo com as áreas configuradas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998), que atendem aos seguintes eixos cognitivos:
I- Dominar Linguagens;
II- Compreender Fenômenos;
III- Enfrentar Situações-Problema;
IV- Construir Argumentação e
V- Elaborar Propostas.
O que ainda continua como desafio para o MEC e a realização do Enem como uma prova seriada, ao longo dos três anos do Ensino Médio.
O Novo ENEM será aplicado nos dias 03 e 04 de outubro, contendo 4 provas, 1 para cada área de conhecimento, contemplando cada uma das provas os 5 eixos cognitivos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio:
1- Matemática;
2- Linguagens e Códigos;
3- Ciências da Natureza e
4- Ciências Humanas.
Cada prova terá 45 questões, além das provas os estudantes terão de fazer uma Redação.
O MEC sabe que o Novo ENEM não está totalmente implementado, se tem à consciência de que a prova de 2009 é um Exame de transição, por isso já foi instituído um Comitê de Governança do ENEM, constituído por representantes do MEC, das Universidades Federais e das Secretarias Estaduais de Educação, que irá propor mudanças para os Exames seguintes, algumas dessas mudanças já foram anunciadas, como a inclusão na avaliação de conteúdos de língua estrangeira (inglês e espanhol) e a realização do ENEM, já a partir de 2010 duas vezes ao ano, uma em cada semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário